quinta-feira, 8 de maio de 2014

Por que você anda se sentindo estranho(a) e com uns sintomas esquisitos...


... Sim, você está meio preocupado (a) com algumas sensações físicas e mentais não é? E isso não é de hoje que acontece, mas parece que tem aumentado recentemente... Vai ao médico e está tudo normal. Mas você continua sentindo uma angústia, um vazio, uma sensação de estar inapropriado (a)... Sensação de permanecer cansado e com sono depois de acordar. Meio à flor da pele e inesperadamente melancólico, com uma tal de “saudade do futuro”. Aí pessoas do passado começam a aparecer como se você precisasse esclarecer algo. Vertigem, dificuldade de concentração. Alguma perturbação na visão - Um sentimento de que algo vai acontecer podendo criar ansiedade, mas “nada” do que se espera acontece. Sei, sei... Começa a questionar tudo e todos, se você quer ou não, se você gosta do que trabalha ou não... e fica muito, muito confuso (a). Uma sensação de premonição do que você não entende.

Vou te contar uma história sobre você. Tente entender que isto é uma metáfora, mas que no fundo é algo muito sério e importante, e talvez o único consolo/explicação que você terá:

Imagine que você não estava aqui no planeta Terra. Você estava em outro lugar, há alguns anos atrás.... Em outro plano de realidade. Lá existia uma faculdade. Você fazia esta faculdade. Era algo importante e você estava no nono, de dez semestres para se formar. Certo dia foi empolgado fazer sua matrícula no último semestre e o sistema emperra - um aviso de “procure a direção” lhe é anunciado. Sua matrícula no último semestre está bloqueada. Você então vai ao diretório de assuntos acadêmicos e é recebido por uma pessoa que te diz o seguinte:
- Olha, aconteceram algumas mudanças curriculares no seu curso. Uma nova matéria e essencial para a sua formação passou a fazer parte da grade e você vai precisar fazê-la, pois ela é necessária para qualquer disciplina do último semestre.
- Mas que matéria é esta? Como assim “mudanças na grade”? – Você perguntou.
- Esta é a informação, é uma matéria lá do primeiro semestre. Você terá que se matricular com alguma turma de calouros, mas isso vai ser rápido, não se preocupe – lhe daremos todo o apoio, basta pedir se tiver dificuldades.
- Pôxa, não acredito, vou ter que voltar ao primeiro semestre para pegar esta matéria? – Bradou você.
- Sim, é necessário. O campo de trabalho de sua formação sofreu alterações nos últimos anos, e uma disciplina extra foi recomendada pelo conselho.

Então, assim, você vai lá e se matricula nesta disciplina.
Esta disciplina é sua vida atual, o nome que te deram, o que você acha que é (mas apenas está). A sala de aula desta disciplina é a sua vida prática.
Seus colegas de curso são sua família, amigos e pessoas que acaba atraindo na sua vida. As outras disciplinas, foram outras vidas (talvez).
A faculdade é um plano maior seu dentro das infinitas possibilidades no Universo.
O planeta Terra? Bem, nos dias atuais, um campo bem disputado para realizar um tipo de “coaching espiritual” – o melhor lugar para ser testado no limite do “caos” – a disciplina disputada e considerada “meio difícil” do primeiro semestre.
O pessoal do diretório acadêmico é o que você chama de santo, anjo-da-guarda, guia, etc... O reitor é quem você chama de Deus.

Entende agora sua aflição e sentimento de não pertencimento? Você é apenas um aluno avançado, num “corpo e cérebro” de primeiro semestre. Sua alma é do nono semestre – você é sua alma, e não o seu limitado circuito nervoso central, corpo. Aí acaba sentindo isso tudo, fica ansioso em terminar logo, se deprime, pois ainda falta tempo... E seu cérebro de primeiro semestre não consegue ler sua alma de nono semestre e você fica assim, meio que sem entender o que anda te acontecendo. Esta é sua história e de outras pessoas que você conhece. Não estou te dando um conselho com isso aqui. Apenas estou te dando uma informação. Grande abraço na sua alma. (Por Jordan Campos)

*Jordan Campos é terapeuta transpessoal sistêmico, escritor, conferencista internacional, músico e seu colega de “faculdade”.

2 comentários:

  1. Sinto-me por diversas vezes, aliás, na maioria das vezes, com esses sintomas citados em seu texto acima. É como se eu estivesse totalmente inadequada ao meu tempo, a minha época. Na verdade, sinto-me uma E.T. que está a passeio nesse planeta. Aqui, em seu blog, podemos aprender muito, obter muitos conhecimentos. Gostei do 'abraço na sua alma.' É o que todos nós necessitamos, sempre. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores artigos do terapeuta Jordan Campos sobre o homem.

    ResponderExcluir