quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Doença como solução de sobrevivência a um conflito


Da esquerda para direita: Augusto Perrone, Jean Claud Bardad e Jordan Campos


Você já ouviu falar em Biopsicossomática?


Pois então, foi realizado na UNEB o primeiro encontro Brasileiro de Biopsicossomática, sob acoordenação do Terapeuta Gestaltista Augusto Perrone e tendo como facilitador o Cientista, Psicólogo e Sociólogo francês Jean Claud Bardad. O Terapeuta Jordan Campos participou do evento e já organiza em sua rotina de palestras e WS o assunto de forma complementar à sua prática clínica.


Pressupostos:


ATRAVÉS DA BIOPSISSOMÀTICA VAMOS “DESCOBRIR” QUE:


—DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DE CONFLITO, SE PODEMOS FUGIR OU LUTAR FICAMOS SAUDÁVEIS. NA SITUAÇÃO DE PARALISAÇÃO (INAÇÃO) É QUE FICAMOS DOENTES.
—NOSSO CÉREBRO BIOLÓGICO NÃO É O NOSSO PENSAMENTO.
— NÃO PODEMOS CONSIDERAR QUE EXISTA APENAS O CONFLITO PSICOLÓGICO E SIM QUE EXISTE TAMBÉM O CONFLITO BIOLÓGICO E O QUANTO ESTE INFLUENCIA A NOSSA VIDA.
—O QUE DETERMINA TODAS AS DOENÇAS É SEMPRE UM CONFLITO BIOLÓGICO - PLASMADO PELO ESPIRITUAL.
-OS CONFLITOS BIOLÓGICOS, POR SEREM MUITO ANTIGOS, NOS PERMITEM A ADAPTAÇÃO E NOS POSSIBILITAM A EVOLUÇÃO. CONFLITO-ADAPATAÇÃO –EVOLUÇÃO
—SOMOS FORMADOS POR TRÊS NÍVEIS: CÉREBRO BIOLÓGICO, PSIQUE E CORPO
PERFEITAMENTE SINCRONIZADOS ENTRE SI CONSTITUEM NUM ÚNICO ORGANISMO.
—O CÉREBRO SÓ CONHECE A SI MESMO E À REALIDADE. FICAMOS DOENTES QUANDO A VERDADE (O PSICOLÓGICO) E A REALIDADE (O BIOLÓGICO) NÃO COINCIDEM, UMA VEZ QUE O SEU OBJETIVO FINAL É A SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE.
—NAS CÉLULAS DO NOSSO CÉREBRO FICAM GUARDADAS A MEMÓRIA DAS SEQÜÊNCIAS EMOCIONAIS INACABADAS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS. ISTO PROGRAMA AS NOSSAS RESPOSTAS AUTOMÁTICAS (XEROX).
—O RE-SENTIDO É O INSTRUMENTO FINAL DE INVESTIGACÃO PARA MUDAR O AUTOMATISMO— A PARTIR DO CONHECIMENTO DE COMO O NOSSO CÉREBRO FUNCIONA, É POSSÍVEL COMPREENDER O PROGRAMA HERDADO E MUDAR O COMPORTAMENTO PARA QUE POSSAMOS ATUAR MAIS ATIVAMENTE,



Até Breve !!!


5 comentários:

  1. Bom saber que os estudos sobre questões dessa natureza estão evoluindo a cada dia e proporcionando ao homem uma melhor qualidade de vida.Já comecei a entender esse processo no momento em que passei a conehecer melhor mente e corpo.Estou longe ainda de me sentir distante de tantas questões complexas sobre o corpo, o espírito e outras, mas fico lisonjeada em ter contato permamente com alguém que que busca o aperfeiçoamento visando conhecimento, mas tb melhor atendimento para seus pacientes.Quem ainda não conhece o trabalho terapeutico de Jordan Campos recomendo que procure pois respostas para as dores do corpo e da alma serão conhecidos.Grnade beijo!

    ResponderExcluir
  2. Apesar do comentário não ter nenhuma relação com o artigo sobre biopsicossomatica não poderia deixar de fazê-lo no dia de hj.Parabenizar o autor do mesmo e do blog por mais um ano de vida.Vida dedicada a ajudar pessoas a sorrir mais,viver melhor e se amar.Parabéns querido Jordan.Que vc continue esse profissional excelente, sempre preocupado com o bem estar do próximo, solicito e extremamente ético.Muita LUZ!Deus te abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
  3. Quero comentar sobre o perfil do autor do blog,alguns podem pensar:pirou?comentar o perfil?sim isso mesmo.Jordan é modesto quando fala do seu trabalho, descreve o mesmo de maneira impessoal e só no final se refere a eficácia do mesmo.Modesto porque não aponta a quantidade de pessoas que já foram ajudadas a curar traumas, bloqueios, fobias e outros sintomas que por experiência familiar já percebi que não funcionam.Respeitando outros profissionais que atuam na área consigo perceber que os métodos tradicionais da psicologia deixam a desejar, já o tratamento aplicado por Jordan tem uma tônica diferente.A PNL, prática que ele utiliza largamente é um dos instrumentos que o auxiliam na cura do paciente, mas seu carinho, atenção, profissionalismo e cuidado, tratando cada caso de maneira especial o faz diferente.Quem lê esse comentário pode pensar:ela sempre está atuando, dizendo algo a respeito de qualquer tema abordado, sim estou mesmo porque faço questão de exaltar sempre a simplicidade, e a presença de caráter de um dos melhores profissionais que já conheci.E conheço outros que também atuam na Terapia Holística, mas são frios, impessoais, tratam o paciente como algo e não como alguém.Portanto visitantes do blog e o próprio autor solicito licença para essa abordagem e se tivesse a oportunidade de construir seu perfil com certeza teria muito mais considerações positivas a fazer, mas entendo sua modéstia, afinal os grandes líderes nunca precisaram dizer que são.Bj grande.

    ResponderExcluir
  4. concordo com a Raimunda Jordam é uma pessoa especial ...

    ResponderExcluir
  5. oi,bom dia, sou aluna de raimunda lá do manoel novaes, da tuma do curso técnico onde tu deu uma palestra, só que no dia nao deu pra eu ir, mas eu fique de levar um trabalho para mostrar na hora, raimunda ficou me procurando a semana toda, e eu om umas coisas resolvendo, ai quando fui ver a palestra já tinha rolado. mas faz o seguinte, me manda seu i mail que te mando o trabalho, que iso era ponto tmb, mas como vc nao viu lá, vc pode ver ai mesmo, esse slady era pra mostrar no final da palestra pra vc. meu i mail é daianyalmeida19@yahoo.com.br me manda seu i mail pois nao to achando, ai te mando o slady. obrigada. xauu

    ResponderExcluir