terça-feira, 12 de maio de 2009

O que Deus espera de Nós?


Talvez esta seja a pergunta que vem norteando toda a humanidade em praticamente todo o tempo útil que tivemos. Depositamos toda a expectativa de nossa vida na existência de Deus, e moldamos nosso comportamento aqui da forma como supomos que Ele gostaria que fôssemos. Humanizamos Deus para aliviar o sofrimento do desconhecido. Esta talvez seja a maior tragédia da humanidade. Em meio às certezas que temos, no que nossos instintos e sentidos vêem, paramos no subjetivo e no puro achismo de uma norma divina a esperar que cumpramos uma tarefa para nossa felicidade futura. E se Deus não ‘tivesse nem aí’ para as nossas escolhas? Se isso tudo fosse resultado cultural da grande invenção que foi a Religião e a forma de vê-lo? Só peço um pouco de lógica. Se ele for do tipo Martinho da Vila no ‘’deixa a vida te levar...”?


E aí???


Se Deus quisesse que o seguíssemos de certa ou daquela forma, se ele esperasse de nós algo exato, para Ele, como um Ser de amor e justo não seria muito mais fácil aparecer logo dos céus e dizer o que quer? Uma prova indiscutível dada por Ele para parar tanta dor neste mundo? Pois hoje a religião e a falta de saber exatamente o que ele quer faz guerras e mortes, terrorismo e insanidade... Caos, puro caos mundial. Isto tudo é sangrento – na própria Bíblia os filhos de Eva se matam, e isso tudo por ela ter comido a maça dom pecado dada por uma cobra. Você tem uma Bíblia em casa? Pegue agora, abra no Gênesis e veja se encontra algo sobre maça e cobra... Não vai encontrar: simplesmente você foi acostumado a achar que isso está lá, mas nunca esteve. E quantas coisas outras, menos simples que estas podem estar na sua consciência como verdades. Até quanto você foi manipulado pela pseudo-história? Por que Deus simplesmente não orienta seus filhos e unifica logo isso tudo? Não seria bem mais paterno? Algum pai deixaria seus filhos perdidos na sua procura, sujeitos a contrabandos de fé e tantos bandidos iludindo seus filhos se dizendo proclamadores de sua verdade? Nós como pais não faríamos de tudo para responder a nossos filhos? Que tipo de lógica educacional Ele usa, você já se perguntou? A pergunta deveria ser se realmente Ele está preocupado com isso. Você pode dizer que ele enviou seus filhos, Jesus, por exemplo, nunca inventou nenhuma religião e não existe nenhuma prova científica da existência dele. Sei que isso pode parecer chocante, mas é verdade – se já tivessem provado a passagem dele aqui, Jesus estaria nos livros de história e não está. Ficamos com duas histórias ao longo da vida, a dos livros de colégio e dos livros de religião, seja Bíblia, Alcorão... etc. Vivemos tentando nos afirmar num mar de incertezas.


Você deve estar pensando que eu devo ser um ateu, não é? Pelo contrário: acredito em Deus, tenho formação espiritualista e acredito em vida após a morte e reencarnação. Onde eu quero chegar? Não estou contestando Deus, estou contestando o que achamos que ele quer de nós e como achamos que Ele se comporta em relação a nós, e como, esta dúvida cruel é o maior calcanhar de Aquiles da história. Quero propor uma reflexão, um desamarrar de conceitos. Pegue agora na sua vida só o que tem de objetivo e palpável, o que possa provar... E com isso pense. Se permita refletir.


Já escutei dizer que Deus está do lado de quem tem a melhor mira. De quem atira melhor. Que ele nunca desaponta quem sabe atirar. Isto está errado? Respire e reflita. Qual a prova concreta que você tem de que Deus quer algo estipulado de você? Qual a prova concreta da vida após a morte? Qual a prova que se fizer errado vai parar no inferno ou nos umbrais da pós-vida? Nenhuma!!! Existem evidências fortes,m mas não verdades concretas. Nossa educação se dá pelo respeito e pela tradição de quem tem a ‘verdade’. E absorvemos o conhecimento do outro desesperadamente para nos manter sadios na vida mental, e não por que aquilo seja exatamente verdade.


Você pode bater o pé e dizer que sente isso e aquilo que te prova isso e aquilo, mas tudo isso é resultado da forma como foi criado, das pessoas que te educaram ou não, e daquelas que têm certeza de que informação verdadeira faz mal a quem está no poder e te deixa nos contraditórios contos de fada e achismos vazios para não os contestar.


Sei que é difícil repensar uma vida. Eis aqui uma missão para os corajosos.

11 comentários:

  1. As considerações feitas pelo autor são intensas e nos levam a várias reflexões.Para mim que acredito em Deus, mas como historiadora já vivi muito conflitos de idéias justamente por tantas afirmações que existem, esse artigo é motivo para pensar por muitos dias e refletir que papel destinamos para Deus.Até quando vamos nos eximir dos nossos defeitos, preconceitos, problemas e situações mal resolvidas para atribuir a Deus?
    Quanto a questão de Jesus,alguém que considero o maior socialista da História, questionar sua existência é polêmico, instigante e provocativo, mas extremamente importante encontrar alguém que tem coragem para fazê-lo.

    Parabenizo o autor e conclamo os leitores para que leiam e polemizem também com reflexões e questionamentos.

    ResponderExcluir
  2. Vibrante, denso, corajoso são adjetivos que atribuo ao autor porque falar de algo tão complexo como o papel de Deus em nossas vidas e as atribuições que lhe determinamos, ou ainda da existência de Jesus não é tarefa fácil para muitos.Saber que o autor acredita em reencarnação e na espiritualidade mais polêmico.Então façamos reflexões sobre as colocações do mesmo, discutamos ainda que superficialmente o assunto, discordemos, mas façamos muitas reflexões porque o texto nos oferece um leque de opções.Muita PAZ.Bjs, Rai.

    ResponderExcluir
  3. 'O que Deus espera de nós?",o título é sugestivo e instigante.Compreensão?amorosidade?respeito?dúvida?incerteza?ou apenas simplicidade no fazer, dizer e ouvir?Será que o autor com tantos questionamentos é um ante Cristo?um ateu, apesar de afirmar acreditar na espiritualidade, um questionador incansável ou um grande provocador que ADORA "mexer" com o incosciente coletivo?ficam aqui essas considerações.Que outros leitores pensem, discutam, reflitam.Muita PAZ!bjs, Rai.

    ResponderExcluir
  4. O comentário parece fugir da proposta, mas a essência tem tudo a ver.Participei na última sexta de Palestra realizada pelo autor do texto, nessa foi discutida a terapia da regressão como cura dos males físicos e emocionais.O que percebi foi que o palestrante embrora voltado para aspectos cíentificos como explicação do tratamento terapêutico, mostrou tb uma profunda ligação com Deus e suas considerações pertinentes e belas ficaram muito claras para mim que são sim um convite á reflexão.Parabéns, Jordan.Muita PAZ á todos!bjs Rai.

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bom. Você é audacioso, rapaz! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. as vezes a verdade doi , mais é necessario que tb seja falada argumentada ...
    parabéns DR jordan
    beijos grandes .

    ResponderExcluir
  7. O que DEUS quer de nós?
    Que amamos uns aos outros, como Ele nos ama.
    Como disse Jesus: "Amai ao próximo como a ti mesmo"
    Se cada um amasse a si mesmo e ao próximo, ninguém mataria, não roubaria e todos os seres humanos viveriam em harmonia, felizes, sem violência, o mundo seria um paraíso.

    ResponderExcluir
  8. Muito polemica suas palavras,só gostaria que tivese mas fundamento pós se você acredita em Deus como não acreditar no filho dele,se acredita no pai que esta na bíblia e não acredita no filho,que tambem esta na bíblia,e a bíblia é uma só,você não pode acreditar em meias verdades pos elas não existe.Assim sendo eu acredito que nem em Deus você acredita,pós na bíblia fala que os dois são apenas um em pensamento,ou seja na forma de pensar,na forma de agir.Esta é prova que Jesus existiu,as cidades por onde ele passou, a cultura e os escrítos dos povos,vários pergaminhos que falam sobre suas palavras.Como podemos duvidar,se assim não acreditarmos nisto tudo como pudere-mós duvidar de sua existencia que foi carnal e acreditar nem Deus que é e sempre sera espírito e a nossos olhos invisível?Me disculpe mas suas argumentações nos leva a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  9. Prezado José Bezerra, obrigado pelo comentário.
    Pondero, porém, que em nenhum momento fui contra a nada e não neguei nada, apenas abri um lugar chamado REFLEXÃO. Sou contra a fé cega e não raciocinada e abri neste tópico esta reflexão. Onde você encontrou algo no meu escrito que sugere que eu acredito ou desacredito? Muito do contrário do que possa imaginar ou ter entendido erradamente eu sou uma das pessoas de maior fé que conheço. A fé se produz no questionamento também. Aceitar sem o crivo da razão é assistir missa em latim de costas.
    Acho que possa ler de novo o meu texto e se desarmar contra aquilo que possa te incomodar, pois acredite meu amigo, a sua resposta foi fundamentalmente importante para ver que a própria questão da bíblia, dos escritos, da fé e tudo ligado a isso ainda te incomodam. Pondere a respeito disso sem medo. Não deixe que o medo de se libertar de falsas ilusões lhe tome.
    A Bíblia em si, nobre amigo, ao pé da letra é uma coletânea de contradições, pois foi escrita e editada com motivos distintos ao longo da história. A mensagem , porém, é maior e a respeito profundamente.
    Grande abraço de uma pessoa que acredita em Deus mais do que possa imaginar, mas que desacredita que ele tenha escrito qualquer papel “humano” à venda.

    ResponderExcluir
  10. Jordan você nesta relexão questiona os porquês do rumo da humanidade, acredita em Deus, mas parece que não crê na Bíblia como sendo sua palavra total. Não podemos questionar Deus, somos sua criatura, como uma criatura pode questionar seu criador? Nem todos são filhos de Deus (como filhos de Deus fariam tantas maldades como temos visto no mundo.)Deus tem um plano e Ele está dando segmento a ele. Para compreender este plano precisamos de fé verdadeira. O que Deus espera de nós? a nossa santificação, pois sem ela não poderemos vê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Jordan, boa tarde

    Conforme sua indagação: "Pegue agora, abra no Gênesis e veja se encontra algo sobre maça e cobra... Não vai encontrar: simplesmente você foi acostumado a achar que isso está lá, mas nunca esteve.". Peguei a Bíblia e transcrevo:"Você pode comer de todas as árvores do jardim. Mas não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer , com certeza você morrerá." Realmente sobre a maçã nada é encontrado ou comentado apenas num fruto. Quanto à cobra, apenas há referência à serpente: "A serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que Javé Deus havia feito..." Esta passagem do Gênesis equipara-se ao surgimento da consciência: é preciso transgredir para adquirir consciência. A saída do Jardim do Éden é uma saída da psique infantil, inocente para uma nova perspectiva da evolução da consciência. A Bíblia, segundo Carl G. Jung, é um manual de psicologia Ocidental. Mergulhar no Evangelho nos faz perceber que Deus revela-se na História. Esta revelação pode ser constatada ao longo do Evangelho pelos relatos de várias mãos que transcreveram às inspirações divinas. Várias passagens tem uma simbologia infinita e complexa. O fato é que temos apenas como verdade que nascemos, vivemos e morreremos e que por trás de nossas decisões existe um Deus (seja lá o nome que queira dar Buda, Javé, Oxalá, Self). E como afirma um grande amigo meu taurino, religião, política e futebol não devemos discutir; cada um tem um ponto de vista a seguir.
    Grande Abraço
    Marcos

    ResponderExcluir