quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ser Transparente

O texto original não é meu e desconheço o autor, lindo texto.
Adaptei então ao que costumo pensar, agir e ser.

Às vezes, fico me perguntando por que é tão difícil ser transparente...

Costumamos acreditar que Ser Transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros.
Mas “Ser Transparente” é muito mais do que isso...
É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente.
Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as “máscaras”, baixar as armas,
Destruir os imensos e grossos muros que insistimos tanto em nos empenhar para levantar...
Ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche, transborde.
Mas, infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco.
Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana.
Preferimos o “nó na garganta” às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser.
Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas a simplesmente nos entregar diante de Deus e admitir que não sabemos, que temos medo!

Por mais doloroso que seja ter de construir uma ‘máscara’ que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos e até do nosso Deus.
Preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção.
E assim vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos.
Não porque sejamos pessoas mentirosas:
Mas porque, como folhas secas, nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não-contaminado.

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar com toda esta gente.
Doçura, compaixão... Compreensão.
... De que todos nós sofremos e às vezes nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir...
Num silêncio que nos remete à saudade de “nós mesmos” ...daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!
Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: “você está me machucando... Pode parar, por favor!”
Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro...
Quando, na verdade, se agíssemos deixando que a nossa razão ouvisse também o nosso coração, poderíamos evitar tanta dor... Tanta dor!
"Não devemos ter medo dos confrontos.... Mas sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura! "
Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencíveis...
Que consigamos tentar não controlar tanto, responder tanto, competir tanto...
Mas confiar na lógica da vida, que nos basta.
“Lembrando que “a vida é tão curta e a tarefa de vivê-la é tão difícil que quando começamos a aprende-la, já é hora de partir... “ Sigamos então na certeza de que TUDO PASSA...

Que consigamos docemente viver...
Sentir... Amar... Ser Transparentes!
Certo de que esse momento que você vive, seja ele de muita alegria ou de dor vai passar!
Porque tudo passa, mas você é eterno.

3 comentários:

  1. A questão da falta de transparência hoje vai além de um ato consciente, o que poderiamos chamar de falsidade.Ela em muitas pessoas já faz parte do insconsciente,num nível de automatismo em que precisa-se,segundo elas,estar vinculadas ao status social,profissional,familiar e porque não dizer nas igrejas,templos,centros,espaços,cultos,ou seja,deixamos de ser nós mesmos para projetar no outro aquilo que muitas vezes não aceitamos em nós mesmos.Atingimos um estado de dependência tão grande dos outros que perdemos autonomia nos atos mais sinceros e autênticos e o caminho da evolução espiritual é individual,é sozinho mesmo. Que o diga nos relacionamentos com pessoas que jogam no outro a responsabilidade de serem "sua vida","sem você não vivo" e cria-se máscaras incosncientes de se adequar ao outro para não "perder" e quando perde,fica sem rumo.
    Espero que tenha contribuído com esse bom texto.
    Abraço,
    Trajano

    ResponderExcluir
  2. Ser transparente assusta as pessoas. O simples demonstrar carinho e companheirismo afasta...seja por confundirem com possível "louco amor, ou paixão", seja por julgarem "estranho". Não estão acostumados. Não se acham merecedores sequer de um sorriso, um abraço. Ser transparente sozinho tornou-se sem nexo. Incoerente. Sinônimo de carência daquele que se dá o direito de ser transparente. Na verdade, você quem observa é quem está carente, porque quem oferece no fundo tem muito guardado, muitas coisas boas, e talvez nem tenha se dado conta do quanto é feliz e por isso transparente (...) "Será que você está preparado para olhar nos olhos de alguém transparente? Quantas pessoas já devem ter sido assim e você sequer viu..." Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  3. Jordan, adorei esse texto. Vivi muito tempo sem ser transparente, por muitos motivos e isso só me distanciou de mim mesma. Me peredi de mim e agora estou no processe do reencontro e quero dizer para quem me lê que está sendo a coisa mais emocionante que estou vivendo nesses últimos tempos. O que estou descobrindo é que sou livre! Ah! se eu soubesse, nunca, nunca teria deixado passar tanto tempo. Abraços.

    ResponderExcluir