segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gravação do novo álbum da Muros de Vento começa vibrante.

(Por Jordan Campos)

Todas as fotos do primeiro fim de semana de gravação  no link a seguir: http://www.flickr.com/photos/jordancampos/sets/72157627949002843/


... Quando a minha banda, a Muros de Vento “terminou” em 2002, na verdade minha alma precisou de uma “crise de cura” sem precedentes para estar aqui, quase 10 anos depois de tanta música, história, riso, dor e muito rock n’ roll... Saudades eternas de Osório e David.
Consciente do paradoxo de que na verdade eu nunca fui embora e ao mesmo tempo “estou” de volta.  Quando certas coisas e verdades nos acontecem nossos horizontes se ampliam e nunca mais somos os mesmos – surge assim, um Horizonte Dilatado.


Minha vida mudou completamente nestes anos e hoje sou um terapeuta muito feliz com minha missão-profissão e suas ramificações – sempre dedico tudo de mim no que acredito. “Eu sou assim, partido pra cima, acelerando tudo, levando comigo quem está do meu lado”, e mostrando na prática que todos os “muros” são de vento. Acontece que durante estes dez anos as artérias da minha alma estavam gritando por novo oxigênio, a minha auto-terapia é a música – não se pode fugir das verdades. Talvez como músico eu seja um excelente terapeuta (risos), mas é meu encontro comigo, meu lugar seguro... E tenho certeza que isso tudo afinará a minha arte da terapia muito mais, pois a mesma exige sensibilidade, criatividade, “música e ritmo”. Os pacientes vão ganhar com isso.

Muros de Vento, que significa não ter barreiras reais a nada em um mundo viciado por uma estranha pseudo-lucidez que projeta muros mentais e prende a alma humana em um ciclo de dor. “More than a feeling”... Escrevi muitas coisas nestes dez anos. Algumas canções que publiquei no youtube em voz e violão, outras nunca acabadas e outras nunca postadas. Escrevo numa compulsão visceral e lancinante, e é chegada a hora de explicitar todas estas histórias dilatadas. Tudo que me acontece evolui em escritos e ainda em composições. São 135 canções prontas ao longo de minha vida. Não tenho mais o sonho de ser um astro do rock como nos meus 17 anos (risos)... As coisas mudaram muito. O que desejo com este projeto, que leva o nome de “Horizonte Dilatado” é divulgar as canções, carregadas de sentimentos comuns em melodias fortes e guitarras neuroticamentes conscientes, principalmente via meio virtual por conta das outras responsabilidades com minha lide principal que é a terapia, e quem sabe fazer alguns shows por ano. “Navegar é preciso...” 

Neste fim de semana de 05 e 06 de Novembro fui para onde tudo começou, cidade de Feira de Santana – BA, e me reencontrei com Danilo Vital (baixos), Kelinho Nunes (bateria), Dade da Paz (guitarras) e fizemos os arranjos das duas primeiras faixas deste álbum que terá 12 faixas. Em 14 de Abril de 2012 o lançamento-show deste projeto. Como em um processo terapêutico começamos a gravar por partes, as canções – fazendo uma regressão etária neste tempo, do agora para trás... E talvez ao final, do agora ao futuro.
Conseguimos permissão para gravar  a canção “Detalhes”, de Roberto e Erasmo, e estou realmente convencido que encontrei a maneira de cantar que a canção realmente pedia (este é um ponto de vista meu e isolado, rsrsrs). O Roberto Carlos precisou se segurar na melodia doce de uma letra visceral, sempre achei isso na canção. Aguardem o resultado, em breve... Riffs de guitarra, uma bateria poderosa e uma interpretação minha, saída como um desabafo gritado docemente.

Depois foi a vez de gravar a canção “Tão longe (tão perto)” – As temáticas se parecem, e as duas canções gravadas (por observação da nossa convidada especial Juliana Greyce, que cantou comigo esta canção) têm a palavra “esquecer” na primeira frase. Bem... Tentar esquecer é lembrar... Sim, sim... Fiz uma letra que precisava de duas vozes para ser real na canção, e a Juliana veio contribuir lindamente. Ela foi backing vocal da banda, e atualmente está finalizando seu CD autoral. A música ficou linda, dá para tocar na novela das oito! Como dizem no meio virtual “#ficaadica”.

Uma figura importante neste projeto todo é o Léo Corrêa, nosso técnico de gravação, backing vocal e amigo de coração. Escolhi fazer com o Léo pelo carinho sincero com que sempre me teve e realmente ele vestia a camisa até quando eu ia gravar uma voz e violão simples.
O Estúdio escolhido foi o Sonic, e o ambiente muito acolhedor.
Bem, é isso... Ainda esta semana o site estará no ar e as duas canções já poderão ser escutadas, bem como vídeos do processo de gravação. O nosso amigo David Lobo está preparando uma super produção de Clipe. Já anote o site: www.murosdevento.com.br
Neste espaço você vai poder acompanhar o passo a passo de toda a construção do novo CD, ajudar a escolher algumas canções, ver os vídeos dos bastidores e entender como funciona uma gravação profissional, acompanhar os músicos participantes do projeto, CLIPs, as fotos, as resenhas e o diário de bordo desta viagem. E já ir se preparando para o grande show de lançamento! Bem vindo ao projeto Horizonte Dilatado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário