quinta-feira, 11 de junho de 2009

Auto-Biografia


Falar de si mesmo sem cair no clichê de espaços comuns a completar é um desafio.
Podia simplificar dizendo que amo gente incondicionalmente e meu trabalho é sobretudo uma realização pessoal decorrente de uma forte história de vida.
Estudei pedagogia, psicologia e atualmente estou bacharelando em filosofia. Mas muito além de qualquer esboço teórico minha formação é prática e vivida. Tenho especialização em psicanálise clínica embora não a utilize na lide diária, Freud me desculpe, mas prefiro Jung. Minha formação mais marcante foi a de Terapeuta de Regressão onde tendo como referência o mestre holandês Hans Tendam, me achei logisticamente.


Com uma espiritualidade aflorada e desde cedo voltado a práticas assistenciais, acabei me fazendo um palestrante e tutor de grupos de desenvolvimento pessoal e espiritual. Embora tenha vencido o concurso Brasil Empreendedor pelo Sebrae em 2001 (algo estilo O Aprendiz, mas muito mais difícil) e ter aberto as portas para um mundo corporativo, não me completei.
Aos 21 anos tinha uma emergente empresa, uma carreira musical (sim, sou músico também) e uma agenda repleta de palestras empresariais com ênfase em motivação e relações interpessoais. Dedicava neste tempo oito horas semanais, divididas em três dias, ao auxílio beneficente em hospitais públicos, asilos e centros de formação de jovens. Até então ter sentido na pele algo que mudaria minha vida para sempre.


Voltando do trabalho em um belo dia, fui acometido por uma terrível crise orgânica e psíquica, que dias depois me tomou completamente e se diagnosticou pela medicina ortodoxa como ‘Síndrome do Pânico’. O que era aquilo? Como uma pessoa que tem tudo nas mãos, é dona de si, pode de repente se ver completamente refém de drogas alopáticas que lhe raptam o raciocínio? Inacreditavelmente para os de fora, mas logicamente só para quem passa por isso, perdi quase tudo. A empresa, a música, um casamento, falsos amigos (a parte boa) e quase a vida. O meu diagnóstico era: isso não tem cura, apenas controle com drogas. Não, não era de mim desistir assim. Sai de minha cidade tentando quem sabe começar algo de novo e fui recebido pela minha mãe, a qual nunca havia vivido junto - mal a conhecia. Seria uma obra do destino fazer com que uma doença aproximasse mãe de filho? Seria esta a explicação toda? Minha mãe morreria três meses depois deste reencontro em lar.


Desistir? Aceitar o pronto diagnóstico dos ‘dotôres’?


Comecei uma escalada arriscada e corajosa me livrando a cada dia das drogas controladoras, personalizando os fantasmas silenciosos, e conheci, sem ajuda de nenhum manual, a saída para o tal do Pânico. Reergui tudo, comecei abaixo do zero e ousei provar a mim uma fé maior na lógica da vida... Lágrimas regaram a minha auto-estima ao invés de a sufocarem, e tomei aquilo tudo como um aviso e uma missão: ‘Jordan, cuide agora de quem precisa!!!’ – ‘Vá e ande logo.’


Assim então, aqui estou repaginado pela vida e muito mais forte para dedicar cada dia de minha vida ao meu próximo. Dedicar uma luta contra a depressão, o pânico e todas as inquietações da alma que puder. Por saber exatamente o que é isso.


Quando me empurraram do penhasco, descobri sutilmente que podia voar ao invés de cair.


...

11 comentários:

  1. Parabéns querido terapeuta.Sua história é mais uma indicação do ser humano maravilhoso que tu és.Seu poder de superação é um estímulo para os que estão vivendo problemas como o pânico e a depressão.Conhecedora do seu trabalho e alguém que comprovadamente conhece a eficácia do tratamento só tenho a te desejar muita LUZ!O blog está LINDO!bjs, Rai.

    ResponderExcluir
  2. Jordan, mesmo não nos conhecendo pessoalmente, já gosto de você por admirar os seus feitos. Muita luz! Bjs do Biscoito Fino!

    ResponderExcluir
  3. É difícil encontrar alguém que não simpatize com essa pessoa iluminada por Deus, sua história de vida nos desperta muitos sentimentos e dentre muitos o de resgate da alma.Muita PAZ!bjs, Rai.

    ResponderExcluir
  4. Jordan,ainda não iniciei o meu tratamento, mas antecipadamente, apenas pelo breve encontro que tivemos, tenho a certeza absoluta que com a sua ajuda encontrarei a cura a que tanto anseio.
    Grande abraço
    Tatiana Senna

    ResponderExcluir
  5. Sr. Jordam,minha filha tem depressão profunda ,tomando um monte de remédios.A psicolaga dela disse que não tem mais medicação para usar e sugeriu o ECT.Fiquei apavorada como mãe.Ela mora sózinha em Natal e eu moro em Florináopolis.O que posso fazer.Uma sugestão por favor.Meu email é danisekappel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Prezada Sra. de Sta Catarina. Creio que o e-mail que enviou acima é inválido, tentei enviar uma mensagem mas deu erro, por favor, me envie um e-mail para jordan.terapia@gmail.com para que possamos conversar sobre este quadro.

    ResponderExcluir
  7. Jordam,
    Estive presente ontem (10/09 na sua palestra)
    Gostei muiito
    Você e simpático e gentil.
    Admiro quem domina o que sabe fazer.
    gostaria de marcar um acompanhamento para um dos meus filhos
    com você como procedo?
    Meu teclado esta com problemas perdoe a falta de acentos etc e tal
    Muito grata( ira.rarau@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. "Cada segunndo é tempo de mudar tudo pra sempre...Um dia sem rir é um dia desperdiçado..." (Chaplin). Então...sorrir...sempre. O sorriso abre caminhos, acalma olhares, te chama pra perto de quem realmente gosta de ti, faz 1 segundo de felicidade na vida de quem te observa...Sorrir te faz criança. E foi justamente quando criança que tu podes ter sido ausentado daquilo que te faria mais feliz...hoje. Sorria...traz de volta tua "criança" e sejas, finalmente, pleno.
    Abraços beeeeemmmm apertados, e um sorriso de menina à quem precisa (todos). rsrrsrs :) Eu

    ResponderExcluir
  9. Dr.Jordan, não o conheço pessoalmente, mas percebi claramente que o sr.é um presente de Deus para o mundo.Que Ele te abençoe sempre!Continue assim, sendo amigo dos amigos que te procuram.

    ResponderExcluir
  10. Esse e meu eterno amigo e terapeuta Dr Jordan, digo isso com orgulho pois ele me deu as maõs quando eu pensei q fosse cair no abismo, e durante minha terapia ali construir mais uma grande amizade!!! Dr Jordan acho que nao preciso dizer mais nada e sim agradecer pela grande ajuda que me deu em 2009!!! mts saudades de vc!! grande abraço do seu amigo

    Pedro Ornelas.

    ResponderExcluir
  11. SIMPLESMENTE COMO VOCE.ASSISTí-O MAIS UMA VEZ E O SENTIMENTO é exatamente o mesmo.DEUS LHE ABENÇÕE SEMPRE.¨SEM SOMBRA DE DÚVIDA¨ Fraternalmente,selma rocha

    ResponderExcluir