sábado, 5 de fevereiro de 2011

O passarinho canta porque é feliz; ou fica feliz porque canta?

Por Jordan Campos

Ou seja:
O que vem primeiro; o sentimento que gera a reação; ou uma reação/ ação que gera um sentimento?
Fiz esta pergunta na minha ferramenta virtual "facebook".
Quem quiser acompanhar o post todo e tiver o "face" basta CLICAR AQUI.

...

Como reflexão minha ao final de vários argumentos expliquei o seguinte à esta pergunta.
Bem, vamos lá...


Sem me ater à subjetividade que é entender se um passarinho está ou não feliz, ou sem tentar conceituar aqui a felicidade, mas tomando como base a lógica da pergunta primeira, temos a seguinte condição que muitas vezes não entendemos de nós mesmos e dos outros.

Temos um padrão biológico, psicológico e espiritual;

O padrão biológico é o chefe na hierarquia de nossa vida – O SNC (sistema nervoso central) comandado pelo cérebro, não pensa – apenas executa. Liberação de hormônios, neurotransmissores e mantêm as funções automáticas para nossa vida.
O padrão mental ou psicológico é o que pensa – chamemos de “mente” – mas ele não é manifestado em sua forma real / total neste nosso corpo, pois depende da capacidade de leitura do nosso biológico e suas limitações.
Imaginemos o cérebro como o computador e a mente como o software. Só vamos conseguir abris o Office e escrever uma poesia nele; ou o Corel e dar cor a um desenho; escutar uma canção, vídeo... Se o hardware estiver em boas condições e tiver memória suficiente para tal. A resultante do que sentiremos com a autorização de leitura do PC, com o software gera a energia espiritual como última conseqüência. Mas foquemos...

No nosso corpo, todas as manifestações subjetivas como felicidade, tristeza, prazer, raiva, etc... São resultantes de comandos químicos liberados pelas serotoninas, dopaminas, noradrenalinas e cia. – neurotransmissores. Se existir um problema nesta liberação você não conseguirá dar risada por mais que uma piada seja engraçada (subjetivo), pois a conseqüência e reação física depende da justa conectividade cerebral com seus neurotransmissores. Você pode gostar da pessoa, mas não conseguir expressar felicidade ou paixão na sua presença... Muitas vezes por uma questão de neurotransmissão clássica.

Resumindo: somos reféns da hierarquia biológica. Não adianta ir na igreja e rezar ou ir ao melhor psicólogo pedir ajuda para suas crises de humor, se por exemplo você sofre de prisão de ventre e vive “enfezado” com retenção de fezes... Sim.. Pois a congestão intestinal gera migração de toxinas ao meio físico e não libera serotonina. Agora a novidade para alguns: 85% da serotonina (o neurotransmissor da “felicidade”, é feita pelo intestino, e não pelo cérebro como pensam muitos). O que mostra que cada detalhe do nosso sistema orgânico e da homeostase (equilíbrio) dele faz com que possamos representar de modo tranqüilo a nossa subjetividade mental e reações sentimentais ou emocionais.

Finalizando, então: o passarinho fica feliz por que canta; pois cantar é uma atitude biológica primária deste ser / como se comunicar para nós – e a conseqüência e a intensidade deste comunicar o faz ou não “feliz”.

Agora se ele não estivesse preso neste corpo e se entrássemos na questão espiritual seria outra história... que não cabe aqui agora.

Abraço a todos.

5 comentários:

  1. Jordan,

    Show de bola... Comentario que nos deixa um gosto de quero mais!!! Vamos ficar atentos as consequencias do enfezamento... Que fiquemos menos enfezados !!!

    ResponderExcluir
  2. Para entender esse raciocínio por completo é necessário muito esforço. No entanto le-lo já me faz como recptor de uma semente.

    ResponderExcluir
  3. Me indicaram o seu Blog, mas só hoje eu pude entrar, só tenho a dizer que adorei, interessantíssimo, temas ótimos tantas coisas que benho de encontro a mim. Estou te seguindo e no facebbok também já mandei um .
    "O passarinho canta porque é feliz; ou fica feliz porque canta?" Postei no meu blog, não resisti assim pude colocar seus endereços para que possam tabém como eu ler todos os seus artigos e desfrutar de tantas coisas boas.

    Abraços Elaine

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, Sr. Jordan, concordo apenas em parte; achei bem interessante sua colocação técnica e tal; por tanto a resposta para tal, é muito mais além do que vc respondeu com tudo isso aí.
    Levei 3 anos para descobri essa resposta, e garanto que a resposta não tem nada a ver com passarinhos... usado apenas como simbolísmo.
    Vou mais fundo dizendo a vc e a todos que na resposta consiste o segredo da vida!
    Grande abraço a todos!
    Paim Silva

    ResponderExcluir