quarta-feira, 30 de maio de 2012

Falando Sobre Relacionamentos


(pOR jORDAN cAMPOS)

... Mesmo tendo um foco terapêutico principal nos distúrbios psiquiátricos complexos, não adianta: os relacionamentos e suas questões são a principal demanda em consultório. Mesmo que a pessoa chegue se queixando de outra coisa, invariavelmente acaba nele. Acaba que o terapeuta mesmo sem querer fica meio especialista em sexologia, ginecologia, direito familiar, e relacionamentos em geral. Uma das coisas iniciais que me chama mais a atenção é a típica pergunta: “O que eu faço para viver um relacionamento que realmente dê certo?” ou o desabafo: “Eu nunca acerto, nunca!!!” – Precisamos entender uma coisa a partir daqui: TODO RELACIONAMENTO DEU CERTO. Você o viveu, se entregou, sorriu, gozou (assim espero), curtiu, projetou, pode ter tido filhos, viajado, etc... Também no pacote vieram: chateações, brigas, encontraram diferenças grandes, birras, alguma traição, um momento difícil de estado pueril, etc etc... Isso significa que DEU CERTO! O problema é que alguém colocou na nossa cabeça que relacionamento só dá certo se durar a vida inteira com a mesma pessoa. Isso pode ser a coisa mais errada que você possa vir a fazer. Provavelmente você tenha algum parente, tio, avô ou até seus pais nesta situação. Estão juntos e são o “casal que deu certo”. Em 90% dos casos observe se eles trocam carinho, pergunte se fazem sexo com prazer, se dão um beijo de língua, se dão as mãos, se um deita no colo do outro; ou se viraram “manos” ou “estranhos”. Ou quase sempre uma das partes não aguenta mais a outra, mas tem que dar a resposta social e católica, do: “casal até que a morte nos separe”. Muitas vezes já morreram e não sabem. Ok, mas deixemos eles quietos e voltemos para nós – uma nova geração que tem novos desafios. Foi a escolha deles.

Eu mesmo só vivo relacionamentos que dão certo. Pode durar uma semana ou dez anos. Mas deu certo. Pelo menos isso faz toda a diferença para sua estima. A sua crença no seu passado, constrói as pontes para seu futuro. Cuidado então em como vê o passado.  Os dramas são distintos hoje, entre homens e mulheres. As mulheres estão ficando à flor da pele pelo “tempo útil” em ter filhos e achando que podem passar do tempo se não casarem ou recasarem logo” medo de solidão – entre os 30 e 40 encontramos esse desespero, as frases acima e uma bola de repulsa se cria para atrair realmente um partido legal. As que ainda não chegaram aos 30 ficam ainda com o nariz empinado, achando que se bastam... E isso às vezes é até legal e atrai boas coisas. Depois dos 40 as mulheres que acham que nada deu certo e as freiras, começam a frequentar clubes sociais mais distintos e adotam a postura maquiada de: “sou a resolvida”. E muitas vezes perdem a essência do simples que elas são. Ficam agoniadas pois ressaltam que nenhum homem de 40 / 50 vai querer elas, que eles só querem as de 30 ou mais novas. Então, por se acharem as passadas, começam a cultivar um exacerbado altruísmo, fundam grupos, ONGS, viram síndicas chatas ou assumem algum papel em algum Centro Espírita e dizem que aquilo é a missão da vida delas e estão completas. Aí depois procuram Prozac na bolsa para sustentar isso. E tudo vale para manter esta estima, costumam ir para a academia toda apertadinha e ver se o instrutor malhadinho passa uma cantada.... Voltando um pouco... As de 30 que ainda adotam o KIT COMBO PAT pega mal, vai por mim: Você não conhece o COMBO-PAT? Vamos lá... salto alto + shortinho + cabelo de chapinha com franjinha + pulseirinha de pista vip + acessórios caros ( quase sempre um bom relógio ou imitações) + 1 copo de roska ou uma garrafa de Ice na mão + bastante pó na cara. ( ... ) Tá, tá... tem o KIT COMBO MAU* (De Mauricinho): tênis caro + calça jeans mostrando as pernas finas + chave do carro do pai (até os 30) para fora da calça + camisa apertada mostrando os braços malhados com a figura de um crocodilo, um cavalo ou números + cabelo também meio franjinha ou muito gel.
A mulher realmente fica mais em estado de nervos complicado. Os homens geralmente até os 45 continuam tranquilos e achando que podem pegar todas sem preocupação. E levam a culpa de serem cafajestes.

Agora que cheguei até aqui no texto, meu Deus, eu escrevo viu??? Acho que devemos aproveitar mais as oportunidades que mexem com nossa alma. Temos um ego severo que sempre vai inventar um motivo para nos boicotar e aconselhar erradamente. Relaxe. Milhares de pessoas nascem e morrem, milhares de relacionamentos começam e terminam , um objeto que quebra, a garrafa de café quase vazia, uma amizade de anos que já não era a mesma.. Tudo, do simples ao inabalável, tudo chega ao fim. E há milhares de finais acontecendo todo dia. Quando você começa qualquer coisa, a única certeza que tem é que vai acabar um dia. Seja por que você quis ou por que as leis da vida assim fizeram. Pare de ficar esperando o príncipe encantado e abrace o Shrek que faz sua alma sorrir. A vida é rara demais para atitudes erradas e repetidas, ou para orgulho bobo. Tente dar certo de vez, revendo as crenças do passado e se sentindo leve e puro para atrair isto. O que a maioria de nós leva para o relacionamento não é a plenitude, mas a carência. A carência implica uma ausência dentro de si... A carência é uma força poderosa, capaz de criar ilusões poderosas. Ninguém pode realmente entrar em você e substituir a peça que está faltando. Isso pode parecer clichê, mas é pura verdade, Quando você enfim descobre que pode viver sem aquela pessoa, talvez agora sim você possa dar até certo com aquela pessoa, ou se abrir de verdade para o novo. Viver sem o passado de seus pais que podem não ter dado certo. Viver sem ter perdoado aquele namorado antigo. Pois cada parceiro que colocamos ao nosso lado assume um lugar. E se lá atrás este lugar ainda ressoa mágoa de um antigo amor que deu errado. Este campo magnético ao seu lado intoxica o novo pretendente e faz a coisa se repetir. E você acaba com aquela ideia de que todo home é igual, ou toda mulher a mesma coisa. Não!!!! Você só vai entender quem é quem ali se fechar o seu passado. Procure um bom terapeuta, de preferência que trabalhe com constelação familiar, isso pode ajudar a acelerar este processo. O mal sempre vai ser um bem fora do lugar, façamos isso. Por favor, ao cabar de ler este texto: FAÇA O FAVOR DE SER FELIZ! Ligue para seu Shrek agora e diga isso!!! Ou peça ao universo um para você e pare de usar esta máscara, pois ela não vai durar mais que sua pele, e pode ser que quando se der conta esteja toda enrugada, feia e sem carinho de ninguém.

Um comentário:

  1. Querido Jordan. Parabéns pelo artigo, ficou muito show! Este é um belo tapa na cara, para as pessoas que sempre chegam em um consultorio, ou pra uma amigo ou tanto faz, derramando lágrimas ou reclamando de que nunca da certo. É tudo como você mesmo mencionou, só precisamos sair da Matrix. Temos como de costume viver a vida levando a negatividade das experiencias passadas, e não extraindo as positivas das mesmas.
    Eu por experiencia propria, afirmo que por quase pouco eu nao penso assim como você escreveu, mas isso porque eu busquei o conhecimento em diversos campos da vida, pricipalmente a confiança e o do comportamento humano.
    No geral muitos, mas muitos, pensam dessa forma que está escrita. PAREM DE DE BITOLAGEM, e FAÇA O FAVOR DE SER FELIZ! =D

    ResponderExcluir