quinta-feira, 12 de abril de 2012

Terapia, Arte, Poesia e Paixão


(Jordan Campos)


Às vezes me perguntam: “Jordan, afinal você é terapeuta, escritor, músico, palestrante, ator... ou o quê???”  Então eu respondo, perguntando: “Qual a diferença entre todas estas coisas?” ... Quanto mais me inundo de arte e de explicitar o que corre nas veias da minha poesia dilatada, a minha terapia fica mais afiada, pois que a terapia é uma arte Maior! É uma arte não de curar tudo, mas sim a arte de produzir a grande maquete de reconfigurar nas vistas dos que sofrem, uma nova realidade tangível entre o “invisível ativo” e o “visível passivo”. Dar a oportunidade de simplesmente encontrar o “mal” como um “bem” deslocado, fora do lugar, e construir estradas e pontes para levar cada qual para seu canto, e promover assim, a cura real da alma, simplesmente por se colocar cada coisa de volta em seu devido lugar (ou onde nunca esteve). E senhores e senhoras, isto é uma arte pura.


Muito além do clichê enraizado de que o terapeuta tem que ser uma pessoa escondida, misteriosa, à parte, um quase E.T. (não que eu não seja pelo menos o E.T. - pulemos isto por enquanto), mas vejo hoje, com as demandas modernas e ativas, que quanto mais prática vívida e artística tiver em sua vida este “curador de almas”, que é o que o terapeuta é de fato, mais ele vai estar pronto a entender e intuir na prática o que a teoria apenas não resolve. 
A velha frase que “Freud explica, mas não cura”, então pode ser ressignificada em um ato corajoso de sair da concha e tocar o mundo, experimentar quem se é, e tirar a máscara do “terapeuta enrustido e culto”, cheio de livros, para um terapeuta cheio de mundo, de dor, de alegria, de arte e ritmo –igual a você - e com sangue rubro nas veias. 


Novas formas na terapia transpessoal como a constelação familiar, a reprogramação neurolinguistica, a iridologia, personificação de conflitos, entre muitas outras... Exige mais que leitura. Técnica faz você chegar até a “caixa preta” do paciente, isso é fácil. Mas saber o que fazer quando se está lá é que é a Arte Maior! E isso só vivendo tudo que há para viver!!! 

4 comentários:

  1. RESUMINDO: Você é um "louco", no mundo dos "normais" e ainda por cima, é ariano!rs Abraço e muita luz!

    Elissandra Macedo

    ResponderExcluir
  2. Aprendi com o passar do tempo, (não muito tempo assim, pois não sou velho, ainda não tenho a idade do jordan!!! Brincadeira) que precisamos tirar de tudo que passamos na vida experiências boas e ruins e não somente absolve-las para si, mas compartilhar com o proximo, aprendi tambem com o nosso querido amigo ai de cima que devemos pensar e repensar em nosso atos e não se deixar levar pela dopamina, precisamos pensar com a cabeça de cima e parar de enriquecer as floriculturas. A Vida é muito curta para ficarmos presos a um passado feliz e a um futuro muito distante pois o que vale a pena mesmo é viver o Hoje.

    Vandeilson Figueiredo

    ResponderExcluir
  3. ‎Vandeilson Figueiredo... Pôxa meu querido, obrigado pelas sinceras palavras. E agora vc merece um diploma por ter prestado bastante atenção às palestras!!! Tá afiado mesmo!!! Imenso abraço.

    ResponderExcluir
  4. Tive um bom professor: Jordan Campos, conhece? Excelente pessoa. Abração.
    Vandeilson Figueiredo

    ResponderExcluir