quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sobre o Outono

Por Jordan Campos


É engraçado como eu fico sempre esperando o Outono chegar
Doce outono de folhas que caem
Sua beleza escondida é tão fácil para mim.
Em cada folha que cai vejo a lição maior:
É preciso deixar cair o que há de velho por maior que seja.
O novo bate à porta sempre
Ficar totalmente nu uma vez ao ano para se cobrir de novas roupas de luz

Mas vejo homens, folhas mortas, andando depressa
Qualquer faísca que exista queima-se tudo tão rápido
E eles pensam que não há jeito, consolam-se com isso
E em blasfêmia volta-se o homem a Deus a perguntar:
Porquê, porquê???
"- Aceita o outono": sussurra o vento em resposta.
E lá vão os homens, folhas secas voltando da rotina sem sentido
Apenas sentindo, sentindo ... sentido?
Que os números exatos não fazem mais sentido para explicar
O que máquina alguma há de calcular.

E eu vou seguindo além de onde meus olhos podem ver
Só assim aceito viver: além de mim.
Esperando mais um Outono para poder sentir o sol suave secar minhas feridas.
E o frio sutil apaziguar aquele velho calor insano
E a brisa despentear meus cabelos e ficar assim.
E os loucos me chamarem de louco
E os sãos prepararem a mesa para o meu jantar.

É engraçado como eu sempre fico esperando o Verão acabar
Saudades do confessionário que logo virá.
Enfim, me aliviar de tantas folhas secas.
E deixar a água da doce chuva, mansamente me levar.

3 comentários:

  1. Nada como o Outono para fazer o poeta falar.
    Vou ficar aqui a sentir a brisa..., as folhas secas cairem...e prometo aceitar o Outono a secar minhas feridas.
    Valeu,poeta
    Bjo Ana

    ResponderExcluir
  2. Velhas feridas que não querem cicatrizar.Até quando conviver com as mesmas?a tentativa constante de combatê-las é uma luta diária, os menos fortes... è talvez a paz do outono tenha a resposta para tantos questionamentos.Parabéns, mais uma vez você acalenta os que precisam nesse momento de uma palavra amiga!Muita PAZ!bjs.

    ResponderExcluir
  3. Acho bonito a facilidade que você tem Jordan, pra escrever exatamente o que sentes, e o que muita gente também sente e não sabe como traduzir! Ou não aprende a traduzir, ou não se esforça, ou apenas, não quer ver...

    Bonito mesmo! Beijo Anjo.

    ResponderExcluir