domingo, 12 de setembro de 2010

O Terapeuta e a Monja

Estive neste fim de semana com a monja Ani Zamba na cidade de Feira de Santana, no confortável refúgio SANARE de minha linda amiga Gilca. A monja vem realizando um grande trabalho global em dar ensinamentos que nos inspiram a desfazer padrões de comportamento e percepção que impedem a nossa felicidade e serenidade, ensinamentos orientais baseados na filosofia budista - o Lojong.
Na foto ao lado estamos em uma comunicação maior, acho que ela me abençoando e dizendo: "oh, jovem homem polêmico que me questionou tanto neste dia..." rsrs.

O Lojong foi originalmente trazido para o Tibete no século XI pelo grande mestre indiano Atisha Dipamkara. Estes ensinamentos, cuja linhagem se mantém intacta, condensam o vasto corpo das escrituras budistas em instruções essenciais. Eles contêm conselhos práticos e vitais sobre como transformar as inevitáveis dificuldades da vida. Esta série de ensinamentos é considerada um dos ensinamentos mais importantes e essenciais do Budismo. Ela vem sendo praticada e comprovada por mais de mil anos pelas linhagens do Budismo Tibetano. O Lojong é considerado um enorme tesouro porque nos dá formas extremamente profundas para trabalhar com nossas tendências neuróticas e hábitos da percepção dualista transformando atitudes mentais que, no momento, causam-nos muitos sofrimentos.

A Venerável Bhikkuni Zamba Chözom , Ani Zamba, como é conhecida, nasceu em Londres em 1948. Em 1969, ela foi para a Índia para estudar e praticar com alguns dos principais mestres de meditação do século XX, não só com mestres das quatro principais escolas do budismo tibetano, como também das tradições coreana, japonesa, chinesa, tailandesa e birmanesa. Ela detém, há mais de 30 anos, o título de Gelongma, que corresponde à ordenação máxima para uma monja budista. Seu caminho sempre se entrelaçou com muitos projetos sociais em diversos países, como recuperação de viciados em drogas na Tailândia, campos de refugiados no Camboja e no Lar para Destituídos e Moribundos da Madre Teresa de Calcutá, na Índia

Desde 1972, ela vem sendo convidada a ensinar em muitos países no mundo todo, morando agora Brasil, coordena um projeto holístico de desenvolvimento humano chamado “Visão de Dipamkara”, http://www.dipamkaras-vision.org/  sediado na Chapada Diamantina, Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário